Já ouvi de diversas pessoas aqui (aqui=Europa) que quando você vem pra cá, deve evitar fazer comparações com o Brasil. A estas pessoas minhas sinceras desculpas, porque eu comparo tudo! Hehehehehe É inevitável gente, tem coisas que são melhores, outras que são piores, poucas que são iguais...acho que o legal de comparar está em verificar as diferenças, aceitá-las e aprender com elas. Não se preocupem, não sou daquele tipo de pessoa porre que fica o tempo inteiro falando “aaah, mas isso no Brasil é assim” e reclamando ou elogiando horrores. Eu comparo sim, mas geralmente guardo tudo pra mim, exceto hoje, quando decidi dividir algumas coisas com vocês! Heheheehe =)
Portanto hoje irei falar de “5 coisas”: 5 coisas que eu adoro aqui na Alemanha...
1. Aquecimento: Ter água quentinha de manhã quando vai lavar o rosto, poder tomar banho com bastaaaaante água e ela estar quente é maravilhoso e ainda tem os aquecedores que tornam a vida bem mais fácil no invernão, adeus 5 cobertas e meia(s) de lã...
2. Sistema de transporte público: Funciona, isto já é motivo pra eu comemorar. Segundo que os ônibus e “bondes” (Bahn) chegam no horário certo e você pode planejar pegar 4 conexões pra chegar em um lugar que você provavelmente vai chegar no horário certo e todos as conexões estarão no seu devido lugar.
3. Ciclovias: Tem ciclovia em todo lugar, os caminhos são bons, asfaltados (ou ladrilhados em vermelho), sinalizados e bonitinhos e tem os caminhos mais longos que cortam a Alemanha, reza a lenda que você pode ir de um canto ao outro do país de bicicleta, eu não vou tão longe assim, só ando em Bremen mesmo...eheheheheh
4. Meios de comunicação: A internet é rápida, de qualidade e muito mais barata que no Brasil, o telefone celular chega a ser uma ofensa de tão barato (liguei pro Brasil uma vez e gastei 3 euros em uma ligação de quase 5 minutos, tenta fazer isso do Brasil agora pra ver o tamanho da sua conta de celular...ehehehhe), como eu não uso nenhum outro meio de comunicação só vou falar desses dois mesmo táhn?
5. Preço de passagens áereas: resume-se geralmente à Ryanair, apesar de existirem outras companhias low-cost, mas aqui low-cost realmente significa low-cost. Gastei menos pra ir da Alemanha pra Itália de avião do que pra ir de Floripa a Porto Alegre de busão convencional, famosinho pinga-pinga/paradoura (em reais).
E pra rebater, cinco coisas que eu adoro do Brasil e que sinto muita falta!!!
1. Clima: Eu amo verão, eu amo calor, eu sinto falta do sol e da luminosidade e olha que eu moro no sul do Brasil e lá nem faz tãããão calor assim, mas ganha disparado daqui. Lá temos um mês de inverno rigoroso, aqui tem um mês de pseudo-verão.
2. Praia: Eu moro numa ilha com 42 praias. Não que eu utilizasse muito elas, afinal a praia mais perto ficava a 25 km da minha casa e o sistema de transporte público é uma merda, maaaaaas de vez em quando eu gostava de ir pra praia “lagartear”. Nunca fui na praia aqui, e nem me animo muito a ir, pois segundo vários depoimentos de colegas a praia aqui parece um mangue, a água é gelada (se vc encontrar a água) e você tem que pagar pra entrar nela.
3. Comida: Meu prato preferido é arroz, feijão, muita salada, bife acebolado e farofa. Não tem nada parecido com isso aqui e que me desculpem os amantes da culinária alemã, mas eu acho a brasileira muiiiiiiiiiiiiiito melhor. Saudade imensa do “buffet livre” do shoppinzin da trindade por R$ 9,90.
4. Supermercados: Nossa Kaline, que consumista! Não não, não estou aqui falando do poder de compra ou de fazer super compras, mas falo de ir em um mercado e conseguir comprar tudo que você quer de uma só vez! Hehehehe Quem mora aqui vai me entender...Tem coisa que é boa no Aldi, outras no Lidl, outras no Rewe, meu shampoo eu só encontro na Rossman e por aí vai heheheh Pelo menos aqui é mais barato!
5. Suco natural: Eu adoro fruta e adoro sucos naturais. Sinto muiiiiita, muiiiiiiiiiiita falta dos meus fins de expedientes na Camu-camu sucos em Floripa. Meio litro de suco natural (várias frutas e várias combinações) por volta de 5 a 7 reais. Aqui um suco de laranja mazomenos custa 3,50 (250 ml).
Aqui em Portugal as diferenças são mínimas, pelo menoas das que vc citou... Aqui o transportes públicos (digo ônibus) são uma porcaria, não funcionam muito bem... E tb sinto muita falta dos "N" tipos de sucos naturais!
ResponderExcluirBj
Concordo com as coisa da Alemanha.
ResponderExcluirMas, do Brasil mesmo, do que vc citou, só sinto falta dos sucos! E só pq vc disse. Pq se não dissesse, nem lembrava. hahahaha
Bjs!
Menina, vc sabe que o calor e os sucos fazem falta MESMO!!
ResponderExcluirO arroz e feijao dá pra fzer em casa e disfarcar beeeeeeeem!!.-)
Oi Kaline!
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário!
Se conselho fosse bom, não davam... vendiam! Eu tb compara tudo, e pior, reclamo um monte (principalmente no blog) das coisas que acontecem em um, que eu não gosto do outro.
Como eu peguei o bonde andando por aqui e viajando amanhã estou sem tempo de 'vasculhar' seu blog...preciso perguntar... o que te levou a Alemanha?
bjs