terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coisas daqui, coisas de lá...

Já ouvi de diversas pessoas aqui (aqui=Europa) que quando você vem pra cá, deve evitar fazer comparações com o Brasil. A estas pessoas minhas sinceras desculpas, porque eu comparo tudo! Hehehehehe É inevitável gente, tem coisas que são melhores, outras que são piores, poucas que são iguais...acho que o legal de comparar está em verificar as diferenças, aceitá-las e aprender com elas. Não se preocupem, não sou daquele tipo de pessoa porre que fica o tempo inteiro falando “aaah, mas isso no Brasil é assim” e reclamando ou elogiando horrores. Eu comparo sim, mas geralmente guardo tudo pra mim, exceto hoje, quando decidi dividir algumas coisas com vocês! Heheheehe =)
Portanto hoje irei falar de “5 coisas”: 5 coisas que eu adoro aqui na Alemanha...

1. Aquecimento: Ter água quentinha de manhã quando vai lavar o rosto, poder tomar banho com bastaaaaante água e ela estar quente é maravilhoso e ainda tem os aquecedores que tornam a vida bem mais fácil no invernão, adeus 5 cobertas e meia(s) de lã...
2. Sistema de transporte público: Funciona, isto já é motivo pra eu comemorar. Segundo que os ônibus e “bondes” (Bahn) chegam no horário certo e você pode planejar pegar 4 conexões pra chegar em um lugar que você provavelmente vai chegar no horário certo e todos as conexões estarão no seu devido lugar.
3. Ciclovias: Tem ciclovia em todo lugar, os caminhos são bons, asfaltados (ou ladrilhados em vermelho), sinalizados e bonitinhos e tem os caminhos mais longos que cortam a Alemanha, reza a lenda que você pode ir de um canto ao outro do país de bicicleta, eu não vou tão longe assim, só ando em Bremen mesmo...eheheheheh
4. Meios de comunicação: A internet é rápida, de qualidade e muito mais barata que no Brasil, o telefone celular chega a ser uma ofensa de tão barato (liguei pro Brasil uma vez e gastei 3 euros em uma ligação de quase 5 minutos, tenta fazer isso do Brasil agora pra ver o tamanho da sua conta de celular...ehehehhe), como eu não uso nenhum outro meio de comunicação só vou falar desses dois mesmo táhn?
5. Preço de passagens áereas: resume-se geralmente à Ryanair, apesar de existirem outras companhias low-cost, mas aqui low-cost realmente significa low-cost. Gastei menos pra ir da Alemanha pra Itália de avião do que pra ir de Floripa a Porto Alegre de busão convencional, famosinho pinga-pinga/paradoura (em reais).

E pra rebater, cinco coisas que eu adoro do Brasil e que sinto muita falta!!!
1. Clima: Eu amo verão, eu amo calor, eu sinto falta do sol e da luminosidade e olha que eu moro no sul do Brasil e lá nem faz tãããão calor assim, mas ganha disparado daqui. Lá temos um mês de inverno rigoroso, aqui tem um mês de pseudo-verão.
2. Praia: Eu moro numa ilha com 42 praias. Não que eu utilizasse muito elas, afinal a praia mais perto ficava a 25 km da minha casa e o sistema de transporte público é uma merda, maaaaaas de vez em quando eu gostava de ir pra praia “lagartear”. Nunca fui na praia aqui, e nem me animo muito a ir, pois segundo vários depoimentos de colegas a praia aqui parece um mangue, a água é gelada (se vc encontrar a água) e você tem que pagar pra entrar nela.
3. Comida: Meu prato preferido é arroz, feijão, muita salada, bife acebolado e farofa. Não tem nada parecido com isso aqui e que me desculpem os amantes da culinária alemã, mas eu acho a brasileira muiiiiiiiiiiiiiito melhor. Saudade imensa do “buffet livre” do shoppinzin da trindade por R$ 9,90.
4. Supermercados: Nossa Kaline, que consumista! Não não, não estou aqui falando do poder de compra ou de fazer super compras, mas falo de ir em um mercado e conseguir comprar tudo que você quer de uma só vez! Hehehehe Quem mora aqui vai me entender...Tem coisa que é boa no Aldi, outras no Lidl, outras no Rewe, meu shampoo eu só encontro na Rossman e por aí vai heheheh Pelo menos aqui é mais barato!
5. Suco natural: Eu adoro fruta e adoro sucos naturais. Sinto muiiiiita, muiiiiiiiiiiita falta dos meus fins de expedientes na Camu-camu sucos em Floripa. Meio litro de suco natural (várias frutas e várias combinações) por volta de 5 a 7 reais. Aqui um suco de laranja mazomenos custa 3,50 (250 ml).

4 comentários:

  1. Aqui em Portugal as diferenças são mínimas, pelo menoas das que vc citou... Aqui o transportes públicos (digo ônibus) são uma porcaria, não funcionam muito bem... E tb sinto muita falta dos "N" tipos de sucos naturais!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Concordo com as coisa da Alemanha.
    Mas, do Brasil mesmo, do que vc citou, só sinto falta dos sucos! E só pq vc disse. Pq se não dissesse, nem lembrava. hahahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Menina, vc sabe que o calor e os sucos fazem falta MESMO!!
    O arroz e feijao dá pra fzer em casa e disfarcar beeeeeeeem!!.-)

    ResponderExcluir
  4. Oi Kaline!

    Obrigada pelo seu comentário!

    Se conselho fosse bom, não davam... vendiam! Eu tb compara tudo, e pior, reclamo um monte (principalmente no blog) das coisas que acontecem em um, que eu não gosto do outro.

    Como eu peguei o bonde andando por aqui e viajando amanhã estou sem tempo de 'vasculhar' seu blog...preciso perguntar... o que te levou a Alemanha?

    bjs

    ResponderExcluir