segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Alemanha como ela é...

Semana passada tive que renovar meu visto aqui na Alemanha...ai eu meio que já falei com meu orientador pra "reservar" o dia, afinal, minhas experiências brasileiras e portuguesas me fizeram acreditar que eu levaria umas 4 horas pra fazer isso no mínimo. Pois bem. Eu estava enganada.
Começa pelo fato de que você marca hora pra renovar seu visto (comé mesm?). Eu tinha marcado e desmarcado uma vez pois acabei indo pra Itália de última hora. Então quando cheguei pra falar com o guardinha (que só falava alemão off course), a conversa foi meio engraçada, tipo:
- "qual seu nome moça?"
- "Kaline Flawers Mewvers"
- "como?"
* eu repeti, duas vezes, até que ele desistiu e me mostrou o papel com os nomes daquele dia (hehehehehe, adoro ter sobrenomes italianos), apontei meu nome e ele de prontidão:
- "mas vc faltou ao apontamento do dia tal, tal hora" (dio eles controlam tudo mesmo!)
- "não, mas eu marquei outro"
- "marcou como?"
- "por email"
E o querido guardinha "ach soooo!" (algo como Ah tá!). E pronto. Acreditou na minha palavra (ou foi conferir com alguém e eu não vi, emfim), e 15 minutos depois eu estava sendo atendida por um sujeito simpático que não me pediu nenhum documento "extra" e quando eu ofereci o ZAV com a data nova ele "mas eu já tenho tudo que preciso aqui na sua pasta". Bóh! Me caiu os butiá do borso. Resultado, cheguei lá 8:55 e saí de lá 9:40, ou seja, levei menos de uma hora pra renovar meu visto. INACREDITÁVEL! Eficiência alemã, aí como eu amo isso!
E depois eu e namorido estávamos conversando: não tem segredo nenhum renovar o visto, é só colar um treco no seu passaporte e carimbo especialzinho e deu, todos os documentos já são enviados do Brasil pelo consulado de lá (quando você aplica para o primeiro visto temporário), ou seja, deveria mesmo ser rápido. Porque então a surpresa? Porquê no Brasil e em Portugal eu tive uma péssima experiência com serviços públicos e no fim a gente acaba se acostumando e "serviço público é assim mesmo". E não é. Não deve ser. Aprendam com a Alemanha por favor! Jesus me socorre! Que eu tô ficando muito mal acostumada com a Alemanha! =P Quando voltar pro Brasil vou ter um treco! hehehehe =) Imagina, filazinha de banco com uma hora de espera? Aqui não tem fila no banco, ou tem, com no máximo 5 pessoas, nem detector de metais...Oi? É amigos, bem vindos a Alemanha.

Um comentário:

  1. Com o meu visto foi igualzinho! Muita organização e muita confiança em vc tb. rs
    Todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

    bjs

    ResponderExcluir