terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coisas daqui, coisas de lá...

Já ouvi de diversas pessoas aqui (aqui=Europa) que quando você vem pra cá, deve evitar fazer comparações com o Brasil. A estas pessoas minhas sinceras desculpas, porque eu comparo tudo! Hehehehehe É inevitável gente, tem coisas que são melhores, outras que são piores, poucas que são iguais...acho que o legal de comparar está em verificar as diferenças, aceitá-las e aprender com elas. Não se preocupem, não sou daquele tipo de pessoa porre que fica o tempo inteiro falando “aaah, mas isso no Brasil é assim” e reclamando ou elogiando horrores. Eu comparo sim, mas geralmente guardo tudo pra mim, exceto hoje, quando decidi dividir algumas coisas com vocês! Heheheehe =)
Portanto hoje irei falar de “5 coisas”: 5 coisas que eu adoro aqui na Alemanha...

1. Aquecimento: Ter água quentinha de manhã quando vai lavar o rosto, poder tomar banho com bastaaaaante água e ela estar quente é maravilhoso e ainda tem os aquecedores que tornam a vida bem mais fácil no invernão, adeus 5 cobertas e meia(s) de lã...
2. Sistema de transporte público: Funciona, isto já é motivo pra eu comemorar. Segundo que os ônibus e “bondes” (Bahn) chegam no horário certo e você pode planejar pegar 4 conexões pra chegar em um lugar que você provavelmente vai chegar no horário certo e todos as conexões estarão no seu devido lugar.
3. Ciclovias: Tem ciclovia em todo lugar, os caminhos são bons, asfaltados (ou ladrilhados em vermelho), sinalizados e bonitinhos e tem os caminhos mais longos que cortam a Alemanha, reza a lenda que você pode ir de um canto ao outro do país de bicicleta, eu não vou tão longe assim, só ando em Bremen mesmo...eheheheheh
4. Meios de comunicação: A internet é rápida, de qualidade e muito mais barata que no Brasil, o telefone celular chega a ser uma ofensa de tão barato (liguei pro Brasil uma vez e gastei 3 euros em uma ligação de quase 5 minutos, tenta fazer isso do Brasil agora pra ver o tamanho da sua conta de celular...ehehehhe), como eu não uso nenhum outro meio de comunicação só vou falar desses dois mesmo táhn?
5. Preço de passagens áereas: resume-se geralmente à Ryanair, apesar de existirem outras companhias low-cost, mas aqui low-cost realmente significa low-cost. Gastei menos pra ir da Alemanha pra Itália de avião do que pra ir de Floripa a Porto Alegre de busão convencional, famosinho pinga-pinga/paradoura (em reais).

E pra rebater, cinco coisas que eu adoro do Brasil e que sinto muita falta!!!
1. Clima: Eu amo verão, eu amo calor, eu sinto falta do sol e da luminosidade e olha que eu moro no sul do Brasil e lá nem faz tãããão calor assim, mas ganha disparado daqui. Lá temos um mês de inverno rigoroso, aqui tem um mês de pseudo-verão.
2. Praia: Eu moro numa ilha com 42 praias. Não que eu utilizasse muito elas, afinal a praia mais perto ficava a 25 km da minha casa e o sistema de transporte público é uma merda, maaaaaas de vez em quando eu gostava de ir pra praia “lagartear”. Nunca fui na praia aqui, e nem me animo muito a ir, pois segundo vários depoimentos de colegas a praia aqui parece um mangue, a água é gelada (se vc encontrar a água) e você tem que pagar pra entrar nela.
3. Comida: Meu prato preferido é arroz, feijão, muita salada, bife acebolado e farofa. Não tem nada parecido com isso aqui e que me desculpem os amantes da culinária alemã, mas eu acho a brasileira muiiiiiiiiiiiiiito melhor. Saudade imensa do “buffet livre” do shoppinzin da trindade por R$ 9,90.
4. Supermercados: Nossa Kaline, que consumista! Não não, não estou aqui falando do poder de compra ou de fazer super compras, mas falo de ir em um mercado e conseguir comprar tudo que você quer de uma só vez! Hehehehe Quem mora aqui vai me entender...Tem coisa que é boa no Aldi, outras no Lidl, outras no Rewe, meu shampoo eu só encontro na Rossman e por aí vai heheheh Pelo menos aqui é mais barato!
5. Suco natural: Eu adoro fruta e adoro sucos naturais. Sinto muiiiiita, muiiiiiiiiiiita falta dos meus fins de expedientes na Camu-camu sucos em Floripa. Meio litro de suco natural (várias frutas e várias combinações) por volta de 5 a 7 reais. Aqui um suco de laranja mazomenos custa 3,50 (250 ml).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pra alegrar a vida...

Quem me conhece um pouco sabe que eu possuo um sendo de humor sarcástico e/ou irônico. E posso dizer que seletas pessoas pertencem a este "grupo", que dominam esta "arte" de humor. Em metade das ocorrências existem as pessoas que ficam emburradas, achando que é perseguição e há ainda aquelas que não entendem a piada, mesmo que você explique (explicar piada é pra morrer!!!) e daí a grande ironia é que quem fica com cara de idiota é você (heheheheh). Eu já tentei mudar! Eu juro! Mas não consigo. Acaba que na maioria das vezes eu fico quieta, tentando respeitar essa metade de pessoas, então guardo a piada pra mim, mas daí acaba que eu fico rindo sozinha e devo ficar com uma cara de besta que só...hehehehe
Enfim. Tudo isso era pra introduzir uma tirinha que vi e eu morro de rir toda vez que eu vejo ela, resolvi então dividir:

Sério, sou só eu que acho isso muito engraçado? =)

Oportunidades

Viajando pelo meu HD achei um texto que já foi meu "perfil" no orkut, não é mais, mas ainda concordo muito com ele. É um trecho de um dos livros do Amyr Klink, eu acho que é do "Cem Dias entre Céu e Mar" mas não tenho certeza (memória de peixe...). Aí vai:

"Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: 'será que até aqui existem chineses fritando pastéis?' Eram cristais de água doce congelada, que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: 'Calma, você terá muito tempo para isso...'. Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu. Algumas oportunidades são únicas."

Realmente. Algumas são únicas...espero ter a sabedoria de poder aproveitar todas! =)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Alemanha como ela é...

Semana passada tive que renovar meu visto aqui na Alemanha...ai eu meio que já falei com meu orientador pra "reservar" o dia, afinal, minhas experiências brasileiras e portuguesas me fizeram acreditar que eu levaria umas 4 horas pra fazer isso no mínimo. Pois bem. Eu estava enganada.
Começa pelo fato de que você marca hora pra renovar seu visto (comé mesm?). Eu tinha marcado e desmarcado uma vez pois acabei indo pra Itália de última hora. Então quando cheguei pra falar com o guardinha (que só falava alemão off course), a conversa foi meio engraçada, tipo:
- "qual seu nome moça?"
- "Kaline Flawers Mewvers"
- "como?"
* eu repeti, duas vezes, até que ele desistiu e me mostrou o papel com os nomes daquele dia (hehehehehe, adoro ter sobrenomes italianos), apontei meu nome e ele de prontidão:
- "mas vc faltou ao apontamento do dia tal, tal hora" (dio eles controlam tudo mesmo!)
- "não, mas eu marquei outro"
- "marcou como?"
- "por email"
E o querido guardinha "ach soooo!" (algo como Ah tá!). E pronto. Acreditou na minha palavra (ou foi conferir com alguém e eu não vi, emfim), e 15 minutos depois eu estava sendo atendida por um sujeito simpático que não me pediu nenhum documento "extra" e quando eu ofereci o ZAV com a data nova ele "mas eu já tenho tudo que preciso aqui na sua pasta". Bóh! Me caiu os butiá do borso. Resultado, cheguei lá 8:55 e saí de lá 9:40, ou seja, levei menos de uma hora pra renovar meu visto. INACREDITÁVEL! Eficiência alemã, aí como eu amo isso!
E depois eu e namorido estávamos conversando: não tem segredo nenhum renovar o visto, é só colar um treco no seu passaporte e carimbo especialzinho e deu, todos os documentos já são enviados do Brasil pelo consulado de lá (quando você aplica para o primeiro visto temporário), ou seja, deveria mesmo ser rápido. Porque então a surpresa? Porquê no Brasil e em Portugal eu tive uma péssima experiência com serviços públicos e no fim a gente acaba se acostumando e "serviço público é assim mesmo". E não é. Não deve ser. Aprendam com a Alemanha por favor! Jesus me socorre! Que eu tô ficando muito mal acostumada com a Alemanha! =P Quando voltar pro Brasil vou ter um treco! hehehehe =) Imagina, filazinha de banco com uma hora de espera? Aqui não tem fila no banco, ou tem, com no máximo 5 pessoas, nem detector de metais...Oi? É amigos, bem vindos a Alemanha.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A diferença entre os países

Recebi este texto por email, a autoria foi atribuída à Jorcelangelo L. Conti (que eu nunca vi mais gordo :P) e resolvi dividir com vocês. Eu concordo com boa parte do que ele diz, o que falta aos “pobres de espírito” (na minha opinião) é realmente, falta de atitude. É tão mais fácil sentar e reclamar das dificuldades e do quanto a vida é injusta, do que correr atrás e batalhar pelo que é certo...é, mas garanto que a última opção lhe traz muito mais dignidade e satisfação. Fica o texto (em partes):

Observações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá e Nova Zelândia, países que recentemente receberam destaque, contados em centenas de anos, são países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é uma das maiores economias mundiais. Este país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados de alto valor agregado. Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo.
Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa. A raça, a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem, inclusive brasileiros, são a força produtiva de países europeus ricos.
Onde está, então, a diferença? A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura.
Ao analisar a conduta das pessoas nos países desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida: a ética, como princípio básico, a integridade, a responsabilidade, o respeito às leis, o respeito pelos direitos dos demais cidadãos, o amor pelo trabalho, o esforço para economizar e investir, o desejo de superaração, a pontualidade. Nos países subdesenvolvidos, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco, somos pobres porque nos falta atitude, é o que eu chamo de pobres de espírito. A estes falta a vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades desenvolvidas, preferem tomar vantagem sobre tudo e todos, ver algo errado e “deixar como está”, viver se endividando sem pensar no futuro, e etc.

Os pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram um estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.

Atitude meu povo. É o que falta a muita gente! =)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Amazing Race

Caraaaaaaacaa! Cheguei da Itália no sábado, Alemanha pra variar tava "friozin" e chovendo...nada melhor do que ver séries no note né! =) Eu já tinha terminado de ver America's next top model e tava meio cansada de Friends, aí resolvi achar uma nova pra ver. Decidi-me por The Amazing Race. Vi a última temporada da versão americana transmitida pela CBS...em dois dias!!! Gente sério, eu quero participar de uma dessas por favooooooooooooooooorrrr... Eu achei o estilo de reality show, bem "reality" mesmo e as dificuldades de língua e de clima e de tudo, e viajar pelo mundo em menos de um mês e noffa, muita coisa acontecendo.
Gente, quando eles tavam na China, reclamando muito que ninguém falava inglês eu pensei: Sou eu na Itália!!! ahuauhahuahuahua Tem uma dupla que inclusive odiou a China por isso e disse que nunca mais voltaria lá. É uma opinião radical, mas eu entendo um pouco. Porque é extremamente frustante não conseguir se comunicar e ver que a pessoa não faz nenhum esforço pra lhe entender..PUT*QUEPARIU! Isso me deixa muito doida gente. Porque se estrangeiro vai pro Brasil e aprende a falar "bom dia", mesmo que seja com um sotaque r-i-d-í-c-u-l-o, vai ter vários brasileiros legais incentivando e dizendo "olha que legal já tá aprendendo português" (mesmo que não esteja), "como é inteligente" (mesmo que não seja), "ai que bonitinho" (mesmo que seja feizin demais) e se esforçando pra entender o que a criatura estrangeira diz (mesmo que seja ininteligível) e até tentando se comunicar em outras línguas e mímica, whatever.
E daí você vai pra Itália. E tudo bem seu italiano beira o ridículo também, mas put* merda, custa tentar ser só um pouquinho gentil? Eu acho que a Itália é o país que mais tem mulher mal comida por m2 (incrivelmente - ironia mode on obrigada - alguns homens me trataram super bem). Sério, não acho justo. MESMO!
Eu tava pensando esses tempos que se fosse pra ter alguma deficiência e tivesse que escolher entre surdez, cegueira, dificuldade de locomoção e mudez (essa palavra existe??), a última que eu escolheria disparadíssimo seria ser muda. Eu preciso me comunicar verbalmente, socorro! Eu não sou uma pessoa que fala muito e é "zuuuuper" comunicativa, nananinanão! Sou mais uma pessoa "quieta", só falo quando tenho certeza, opinião formada, coloquei bastante pensamento em algo ou necessito de alguma informação. Namorido já me disse uma vez que nesse ponto eu sou o "homem da relação" - oi? porquê? namorido fala pra carvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalho hehehe, mas sei lá, posso dizer que tentar me comunicar com alguém e não conseguir entrou na minha "top list" de momentos de raiva. Eu geralmente só choro meeeesmo quando estou com muita raiva, ou com muita dor física, e posso dizer que eu já chorei pra caramba na Itália. Diminui a vida útil do meu fígado em uns 10 anos, frouxo. Sério, nessas horas me restava tentar ficar calma, relaxar e rezar: querido papai do céu, me dá um chip cerebral com poder para eu trocar de linguagem quando eu quiser por favor? Ou faça todo o mundo falar inglês obrigada. =)Rel

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tenho que dividir isso com alguém...

Então, cheguei na Itália, tô bem, tô viva e muito cansada. Tá, mas não era sobre isso que eu queria falar.
Eu queria dizer que hoje eu tive a prova que nós descendemos dos macacos. Sério. Eu vi uma mulher no busão igualzinha aquela tiazinha do filme do planeta dos macacos! Parecia sósia gentem do céu.
Pra quem não lembra da tiazinha é essa aqui ó:

Eu comecei a rir sozinha no busão (eu sempre dou risada quando vejo sósias de alguém), pensando que essa era a prova final da evolução. Como eu sou besta.
Daí também pensei que "pô!" a tiazinha do busão deve ter ido num cabelereiro muito do chinfrints porque o cabelo dela tava iguaaal a da tiazinha do filme. Muito feio, cruzes. É, lição do dia: Tenha mais cuidado ao procurar um cabelereiro aqui na Europa.
É isso. Pronto, dividi.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Limpeza...

Eu não sou o tipo de pessoa que acumula muita "tralha", "sujeira", "bagulhos", "trequinhos"...sou um terror pra gente desse tipo eu acho.
Eu sou daquelas que a cada fim de trimestre (meu curso da universidade é trimestral) fazia uma liiiiiimpa em materiais, xérox, quarto, roupas, bilhetes, sapatos. Eu doava tudo. Sempre gosto de pensar que tem alguém que precisa daquilo mais do que eu e vai ficar feliz em receber as coisas. Jogava fora também muita coisa. A cada fim de trimestre era no mínimo um sacão de lixo daqueles pretos grandes. Isso faz um bem pra minha alma sabia? Acho que faz parte da minha personalidade "gosto de tudo bem resolvido".
Daí vem a pergunta: "tá e daí?" (sempre pinta ela né...). E daí que hoje eu me toquei que eu nunca tinha realizado uma "limpeza" no meu msn. E pasmem, eu tinha 427 contatos! MEODELSDOCÉU! Porque em sã consciência alguém manteria 427 contatos? Não falo nem com a metade, frouxo. Não sei. Foram acumulados ao longo de 8 anos, então, nem é tanta coisa assim, visto que nos últimos três anos eu tenho recusado muito convite (depois que você começa a ir em festinhas da universidade é cada caco que te adiciona no orkut/msn/facebook que é pra chorar!!!), mas enfim, resolvi fazer a tal limpeza. Lembranças:
1. Dá trabalho pra caramba, pô, como diabos eu vou saber quem é "botoxi@hotmail.com".
2. Resolvi deletar vários que eu não sabia e por (esse acordo gramatical ainda acaba comigo...pôr de colocar sempre vai ter acento pra mim!) apelidos nos restantes.
3. Catalogar as pessoas por "lugar" é muito mais fácil que por categoria (ex. amigos, família, etc...)..eu achei pelo menos! heheheh
4. Meu deus isso não acaba nuuuuunca!

Mas acabou. Saldo final: 188 contatos!!! =) Eu sei que tem muito ainda, mas eu reduzi mais de 50% vá lá...

ps.: Tive gosto de deletar algumas pessoas (muá muá muá, risada maligna). =P Fechamento de um ciclo né. Sempre bom.

E você, já fez sua limpeza hoje? =D

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Instituto!

Mamãezinha sempre me pergunta como está o trabalho, bom, vou falar um pouquinho sobre ele:

Aaaaaahhhh o instituto, também conhecido como “Das Fraunhofer-Institut für Fertigungstechnik und Angewandte Materialforschung” (ufa!), e prum nome gigantotesco desse tinha que ter uma abreviatura pelo bem do meu tico e teco: IFAM, ou em bom português: “IFÔ ...não?
O instituto é ótimo, tem uma infra-estrutura (após o acordo gramatical eu não sei usar o hífen corretamente obrigada!) absurda e é muito bom estar aqui. O trabalho ocorre das 9 as 17 com uma hora de almoço geralmente o que torna o trabalho bem mais tranquilo do que era no Brasil por exemplo. E com esse sol indo embora apenas perto das 22 parece que sobra tempo pra fazer tudo que você quiser! Hehehehe
Aqui estou fazendo um estágio supervisionado, o que em alemão, em tradução livre seria um “Fachpraktikum”...então eu tenho um orientador alemão! =) E ele é suuuuuuuuuper querido!!! Eu estava morrendo de medo de ter um orientador que não fosse legal, mas o meu é bem simpático, gente fina mesmo e ele fala inglês muito bem, o que salva nossas conversas! Hehehehe
Estou adorando estar aqui, acho que eu teria me arrependido horrores de não ter vindo...e é isso, acho que não posso falar muito mais sobre o instituto...=)