terça-feira, 29 de junho de 2010

Hallo Deutschland!

O primeiro impacto da Alemanha foi bom. Tá, todo mundo falando uma língua e você entendendo apenas partes disso é meio foda, mas sei lá, eu que quis vir pra cá, ninguém me obrigou, gosto de desafios e estou feliz pacas.
A minha nova casa é bem legal (fotos abaixo). Eu divido um quarto dentro de uma casa. Na casa moram a dona (Sabine de 46 anos) e o filho dela (Felix de 16) e mais uma gatinha bem fofinha. Estou pagando 200 €, com tudo incluso, o que é a média daqui, tudo bem que temos que dividir um quarto (tem gente que paga isso e mora sozinho em um), mas tá bem de boa. Na casa tem tudo, máquina de lavar, secar, lavar louça, liquidificador, tv, milhões de panelas, tudo tudo tudo mobiliado o que facilita muiiiiiiito a nossa vida. E tem uma máquina de café expresso! Imagina qual foi o tema da minha primeira conversa com a dona da casa? Ehheheheheh “como usar a máquina de fazer café expresso”. A Sabine fala inglês bem, o que facilita a comunicação, já o filho só fala alemão, então quando a gente conversa com ele fica meio engraçado. O nível do nosso alemão é básico, então tipo, a gente entende bem se as pessoas falarem devagar e sobre assuntos do cotidiano mas palavras específicas como “aspirador de pó”, que aliás é “der Staubsauger”, eu nunca que ia saber. Eu ainda não consegui soltar o freio pra falar alemão e isso é ruim. Porque você entende as pessoas e quer falar, mas é óbvio que sua pronúncia não é lá essas coisas, pensa num gringo falando português, deve ser igual, só que ao contrário e as pessoas não tem paciência pra esperar porque sabem que você fala inglês. Nessas horas que eu penso: por quê o Brasil não foi colonizado por alemães? Hehehehe

 
 


3 comentários:

  1. Estao muito bem instalados pelo que parece!
    O frio na língua solta como o tempo! Continue "acelerando" que vai!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kaline!! Que lindinha a casa, parece casa de boneca, adorei a mesa de pacal.
    Estamos torcendo por vocês.
    Bjos Rita e Gilson

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kaline,
    Obrigada pela visita lá no Tudo de Bonn. Você chegou aqui então em junho desse ano? Interessante, voces moram num quarto dentro da casa mas tem acesso a todo o resto para as suas outras necessidades além de dormir? É isso? Gostei da ideia.
    Bjs

    ResponderExcluir