terça-feira, 29 de junho de 2010

Fahren!

Fahren, numa tradução tosca e básica: andar. Adicione o prefixo que quiser: rad, füß, auto e seja feliz. Aqui é muito, mas muiiiiito mais fácil de se fazer do que no Brasil.
Bremen tem uma estrutura muito legal de ônibus combinada com os straßen-bahn (algo como um bondinho, mas mais rápido), o que facilita muito sua vida. Combine isso com a pontualidade dos alemães, pronto, um sistema de transporte bom pra caceta. A primeira olhada no mapinha de transporte (http://www.bsag.de/_Linienuebersicht_2010_.pdf) pode assustar, mas logo logo você se acostuma. Tirando os horários noturnos que são mais esparsos, eu posso me arriscar a dizer que você nunca vai esperar mais de 15 minutos por um transporte. Da minha casa por exemplo eu tenho a opção de pegar um s-bahn até a parada seguinte, onde tenho várias opções para ir ao instituto, ou ir até a Hauptbahnhof (estação principal) onde tenho várias opções pra ir pra qualquer lugar. O legal aqui é que você não precisa ter medo de pegar 4 conexões por exemplo, porque elas muito provavelmente irão chegar no horário e terá lugar pra você sentar. Eu acho até engraçado porque a galera aqui é muito lenta pra fazer as coisas (tipo entrar e sair do bahn, achar lugar pra sentar)...meu, se esse povo pega um UFSC semi-direto no horário de pico morre. Sério. Morre esmagado, pisoteado só tentando entrar na porta. Sentar então? Pffffffff Tá de brincadeira né? Aqui, dependendo do ônibus, o motora espera você sentar pra arrancar. No Brasil ele mal espera você entrar. E tudo isso por 34,50 € mensal (ticket de estudante). Infelizmente não vamos conseguir o semester ticket, que é um ticket que te permite andar pra todo lado até cidades vizinhas, pra esse semestre (aprox. 105 €), porque o semestre já está no meio e ai teríamos que pagar duas matrículas: de agora até Out e de Out até Março o que totalizaria 440 €! Ainda assim 35 € é muito barato se você pensar em distâncias e opções de transporte.
E ainda tem o sistema de ciclovias. Aqui boa parte da cidade possui ciclovias, elas ficam junto a calçada de pedestres e tem tijolinhos vermelhos, facilitando a identificação e muiiiiiiiita gente usa bike. Pra eu que gosto de bike é um sonho. Ter o caminho livre pra você andar!! Mas tem que tomar cuidado também. Aqui tem regras pra bikes. Tipo, de noite você tem que usar um farol e uma luzinha traseira, há semafóros pra bicicletas...reza a lenda que se isso for desobedecido você leva uma multa federal. Bom, eu não sei de nenhum caso, mas enfim. Eu acho que seguir as regras do país em que você está morando é algo legal sabe? Você é o estrangeiro, você é o “invasor”, na minha opinião o mínimo que você tem que fazer é respeitar a cultura, o jeito de viver, as “regras” sejam elas explicítas ou não. Aqui por exemplo, a galera respeita o sinal de vermelho de pedestre, mesmo quando não há carro vindo. Meu instinto brasileiro doidão diz pra eu atravessar a rua e ponto, mas eu procuro sempre, atravessar na faixa e com o sinal verde...sei lá, tem gente que vai dizer que eu sou “otária” ou que “brasileiro pega o caminho mais curto”, mas eu tô de boa assim. Gosto de respeitar algumas regras obrigada e os alemães parecem apreciar isto. Sinto que vou me dar bem por aqui! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário