domingo, 2 de janeiro de 2011

Fleißig...oder?

Venho hoje aqui tentar falar sobre "Vorsatz", ou, resoluções de ano novo.
Ano novo chegou e todo mundo costuma fazer aquelas listinhas de promessas e tals. Eu sempre fiz isso e me orgulho de sempre ter cumprido tudo aquilo que eu pretendi (agora vem a dúvida "ela pretende muito baixo ou realiza muito alto?"...hehehe...vamos deixar a dúvida).
Bom, esse ano eu não fiz listinha. Não sei porque/porquê/por que. Fiquei até preocupada porque poxa vida, eu não tenho nenhum plano ou resolução para o próximo ano? Assustador! Mas aí pensando mais um pouco (é, férias acabam comigo) eu acabei chegando à conclusão de que o problema não é não que eu não tenha nenhum plano...isso eu tenho alguns, mas para mim todos são facilmente realizáveis, sei lá, não colocaria como resoluções. Mamãe diria que eu "estou colhendo frutos dos anos passados bem trabalhados", é...hmmm...não sei, talvez um pouco. Mas meu orgulho não me deixa pensar desse modo assim tão bonito e simplesmente aceitar que é só ficar parada que tudo vai dar certo.
Então comecei a pensar mais um pouco (ó férias loucas) e acabei descobrindo minha resolução de ano novo: “Fleißig sein”. Sim. Simples assim, complicado assim.

No Brasil eu me considero uma pessoa extremamente “fleißig” em comparação com a média que me cerca. Lá sempre fui taxada como perfeccionista, detalhista, paranóica, chata, CDF, workaholic e por aí vai. É incrível como no Brasil ser extremamente dedicado a alguma coisa pode ser um defeito, pra grande maioria das pessoas. Eu sempre achei normal. Sério.
E daí a criaturazinha aqui vem pra Alemanha. Titio, sério? Eu me sinto envergonhada às vezes, porque em comparação com os alemães que eu convivo eu não me sinto nem um pouco “fleißig”. Vou dar dois exemplos.
Primeiro tem a minha Tandem. Tandem pra quem não sabe é um parceiro/a que você arranja e que esteja disposto a aprender a sua língua materna, enquanto você está disposto a aprender a dele...é algo como um “intercâmbio de linguagem”. Então. Conheci minha Tandem em Junho, quando estava tudo florido e bonito no Rhododendronpark. Nosso primeiro encontro foi no mínimo engraçado. Minha Tandem não falava quase nada de português! Naaaaada meeeesmo. Estava aprendendo como se conjugavam os verbos e levava bastante tempo (põe aí 3 min) pra poder construir uma frase simples como “onde você estuda”. Eu, naquela época, já possuía um nível OK de alemão, o que fez minha Tandem elogiar o fato de eu conseguir manter uma conversa e poder falar bastante coisa sem precisar parar para “pensar”. Pois bem. Seis meses e muitos encontros depois: minha Tandem está me dando um banho de aprendizado! O meu alemão continua quase na mesma, além do que eu sabia eu aprendi o genitivo, futuro do pretérito, palavras novas e algumas preposições adequadas à certos verbos...pensando em toda a “gama” da língua alemã, melhorei aí uns 0,7%. E minha Tandem? Sério, eu tenho até orgulho. A menina aprendeu um monte de palavra, já fala tudo bem rápido, consegue entender diferenças entre sotaques, aprendeu a conjugar verbos e sempre que nos encontramos ela tem alguma dúvida porque “andou estudando um pouquinho”. Sério. Minha cara ficou no chão quando fiz essa constatação. Mas calma, ainda tem a parte dois.
A parte dois é a tiazinha aqui de casa, chamá-la-emos Sassá. Há uns três meses atrás Sassá me disse que ia entrar em umas aulas de tango. Já viu alemão dançando qualquer dança latina? Usualmente é de se matar de rir. Eles não têm o jeito, não tem a ginga, não tem o esquema. Mas nada disso foi empecilho para a dona Sassá. Dona Sassá comprou livros sobre tango, CDs, sapato especial de dança, a porta da nossa geladeira tá cheia de anúncios de encontros de tango, festas onde tocarão música argentina e Sassá não perde uma aula sequer. Sassá pode não ter a ginga, pode nunca adquiri-la, mas com certeza está dançando muito melhor do que há três meses atrás e ainda que nunca seja a “melhor dançarina de tango” todos terão que admitir que no mínimo ela se esforçou pra caçamba e cara, tem coisa mais bonita que isso?

Sério, eu acho isso sensacional. Acredito que quando a pessoa dá o seu máximo para alcançar algum objetivo, ela é pura e sincera consigo mesma (êta pleonasmo maldito). Quando você se aventura em algo, tenta alguma coisa nova você terá sempre duas opções: Se dar bem ou mal (substitua por acertar/errar, suceder/falhar...). Mas quando você dá o seu máximo, independente do resultado, você tem a certeza de que fez o melhor, pra você. E isso basta. Mesmo que o resultado não seja o esperado, acredito que o fato de tentar sempre abre novas perspectivas, novas portas, novas oportunidades, sempre traz algo bom.

E por tudo isso a minha resolução de ano novo modificada é: “mehr fleißig sein”, ser mais aplicada... a tradução portuguesa pra essa palavra ficou horrível na minha opinião (by Google ou Michaelis), mas fleißig seria um adjetivo descrevendo uma pessoa dedicada, esforçada, que trabalha muito e não desiste fácil dos seus objetivos. Ou seja, ser uma alemã padrão! :) hehehe

Independente do que está na sua listinha, acredito que ser dedicado lhe ajudará de alguma forma não? Vamos fazer esse 2011 melhor? ;) Feliz ano novo à todos!

2 comentários:

  1. po kaline que post massa.
    mehr fleissig sein ist genug!
    feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Bora fazer esse 2011 mais feliz para todo mundo?

    Isso podia pegar né? E todo sair distribuindo beijos, abraços e fazendo a vida alheia mais feliz! rsss

    Abraços.

    PS. Descobri o blogue atraves do "Rindo de mim Comigo" e já adicionei aos feeds :)

    ResponderExcluir