terça-feira, 1 de março de 2011

Vergonha de quê?

Todo mundo que esteja no mínimo ligado em notícias do Brasil, deve ter ouvido a notícia de um homem que atropelou ciclistas que estavam fazendo uma marcha pacífica em prol da "divisão de pistas" para ciclistas e carros em Porto Alegre.

Acabei de ver esse vídeo aqui e cara, eu quase chorei.


Quase chorei porque eu sempre gostei de andar de bike. Mesmo antes de vir pra Alemanha bike já era meu sistema de transporte preferido, até porque vamos combinar, transporte público em Florianopólis situa-se entre inútil e inexistente. Pois bem. Chorei porque lembrei das inúmeras vezes em que eu quase fui atropelada na rótula da UFSC. Pra quem não conhece a rótula da UFSC é uma rótula com entrada/saída para cinco ruas que fica um transtorno em horário de pico e é claro que não há ciclovia. Como vocês também devem imaginar em uma rótula deste tipo a velocidade atingida por um carro gira em torno de 20/30 km/h, é uma zona, tem que ir devagar mesmo. Essa mesma velocidade você atinge com uma bicicleta. Pra quem também não sabe, de acordo com o código brasileiro de trânsito, quando você encontra-se em cima de uma bicicleta você deixa de ser pedestre, perdendo portanto os direitos relativos à este, desta forma, não é correto que eu, como ciclista, utilize a faixa de pedestres. Baseada nestes fatos, quando estava na rótula eu me comportava como "veículo de transporte" e utilizava a mesma via que os carros, apenas para "fazer a rótula", após isso eu ia para o meu cantinho renegado de roda quase batendo no meio-fio. Eu sou uma ciclista gente boa, daquelas que sinaliza pra onde vai e tenta manter a velocidade de acordo com o fluxo (não, eu não fico cortando trânsito que nem motociclistas doidões), mas eu perdi a conta de quantas, quantas foram às vezes em que eu encontrei motoristas ignorantes que tentaram me fechar "só pra dar medinho" ou então aceleraram o carro para tentar passar a frente da bike, sendo que eu estava na rótula também e possuo os mesmos direitos de um carro! Cara sério. P-E-R-D-I A-S C-O-N-T-A-S de quantas vezes eu fui quasi-atropelada e posso afirmar sem sombra de dúvida que na grande maioria das vezes a imprudência dos outros motoristas era proposital. Esse é um dos motivos porque até hoje, após 7 meses andando de bike na Alemanha, eu ainda freio minha bike em TODOS os cruzamentos existentes aqui ou sempre que vejo um carro em direção contrária, sendo que aqui, quando não há semáforo, a preferência é sempre do ciclista, e isso meus caros é extremamente respeitado.

Mas agora você me pergunta, e porquê o vergonha de ser brasileira? Ah pois é.
Não, eu não senti vergonha porque um sujeito resolveu atropelar os ciclistas como se estivesse brincando de boliche (veja o vídeo). Isso poderia ter acontecido por 'n' motivos, em 'n' países diferentes e quem sabe até de forma acidental.
O que me pega e me deixa fula da vida é eu ter visto hoje uma reportagem em que o cara disse que foi "legítima defesa" pois alguns ciclistas começaram a depredar o carro dele e ele estava temendo pela vida dele e do filho. Recapitulando a história de acordo com o ponto de vista da Kaline. Vamos lá: Você está vendo que na sua frente tem uma passeata pacífica em prol da divisão de pistas entre ciclistas e motoristas. Você, que é uma pessoa irritadinha, fica irritada porquê bom, tem 200 ciclistas no meio do seu, e somente seu, caminho. Amigos, não se começa uma discussão por nada e eu DUVIDO que tenham sido os ciclistas que começaram a discussão do "você não pode passar por aqui". Provavelmente eles informaram o cidadão da passeata, pediram pra que ele escolhesse outro caminho e o cidadão não cedeu. Afinal claro, 1 carro é muito mais importante que 200, DUZENTAS, bicicletas. E então alguns ciclistas de comportamento irritadiço começam a depredar seu lindo carro. Alternativas para você:
(a) dá marcha ré e vai por outro caminho
(b) vira para esquerda e vai por outro caminho
(c) vira para direita e vai por outro caminho
(d) para o carro, se acalma, pede desculpa e espera 5 min até todos os ciclistas continuarem na passeata
Alternativas para imbecis:
(e) arranque o carro, acelere o máximo que puder e atropele todo mundo
Sério gente? SÉRIO?
O que me dói não é a opção da criatura, gente idiota existe em todos os países. O que me dói é o fato de saber que Brasil é Brasil e que a polícia poderia ter feito uma prisão em flagrante, mas é claro, não tinha polícia acompanhando a passeata. É saber que SE a criatura tiver dinheiro pagará um excelente advogado e se safará, afinal como ele mesmo disse "ele não matou ninguém". Sério. Você acelera um carro com 200 pessoas na sua frente e você tem a cara de pau de dizer que não tinha intenção de matar???
O que me dói mesmo, é saber que essa criatura pode, e muito provavelmente, como muitos criminosos existentes no meu país, sairá impune disso.
Nessas horas, os patriotas que me desculpem, mas eu tenho vergonha de dizer que sou brasileira.

Desculpe o longo texto, mas tava entalado na garganta.
Uma boa noite à todos.

Adendo: Após ler e refletir sobre o comentário da Eve, mudei o título do post. Achei válida a colocação dela...sempre tem uns loucos pela net também, que só lêem o título do post e já 'caem matando'.

3 comentários:

  1. Gente que coisa mais grotesca... não consigo nem imaginar como é que uma pessoa tem coragem de fazer um absurdo desse. É de embrulhar o estômago.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto.
    Eu moro em Porto Alegre e desisti de andar de bike porque, além da falta de espaço e insegurança, ainda tem a questão da poluição exacerbada (me dá queimação no estômago quando respiro uma fumaça de bus desregulado quando ando de bike).

    Estive ontem na passeata pedindo menos raiva no trânsito e mais respeito pelos mais frágeis no asfalto (ciclistas). E foi uma coisa incrível, para os padrões da cidade. 2mil pessoas numa terça-feira, às 19h, marchando e cantando por pelo menos 2 horas (ficaram mais tempo, eu saí antes). Tudo num espírito de respeito e tranquilidade.

    Espero que isso ocorra mais vezes, e que as pessoas (principalmente alguns motoristas de automóveis) olhem para dentro de sí e vejam que são troglotinas dentro do seu casulo de metal-móvel e consigam se acalmar e raciocinar enquanto dirigem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olha, com o título assim vc atrai um monte de gente polêmica, hein? ainda mais pq vc mora fora. rsrsrs
    Mas, é um troço que dá raiva mesmo. Não só o fato em sim, mas tudo o que vem depois, a impunidade, a cara de pau de alguns... É triste.
    Bjs!

    ResponderExcluir